UEPB participa de instalação da Rede Íbero-Americana de Ouvidorias Universitárias Públicas

21 de setembro de 2018

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do seu ouvidor geral, professor Germano Ramalho, participou, no período de 11 a 14 de setembro, em Córdoba, na Argentina, da instalação da Rede Íbero-Americana de Defensorias/Ouvidorias Universitárias Públicas (RIDU). Do Brasil, apenas quatro instituições integram a rede, sendo a UEPB a única instituição estadual que integra a lista de fundadores da Rede. Também compõem a lista a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Federal de Tocantins (UFT).

Além das instituições brasileiras, integram a Rede IES da Argentina, do México, Portugal, Espanha, Panamá e Chile. No evento de instalação da RIDU, o professor Germano Ramalho, representando a UEPB, lançou a proposta de criação de um programa de Educação em Direitos Humanos para consolidar ainda mais o papel das ouvidorias universitárias na busca de igualdade e dignidade nas relações entre as pessoas.

Várias oficinas e palestras foram ministradas no evento. Entre elas, houve o debate sobre o tema “Violência entre estudantes”, que contou com a participação do ouvidor geral da UEPB. Segundo Germano Ramalho, diante das discussões realizadas sobre esta temática, foi possível identificar o machismo como principal causa de assédio moral e sexual no âmbito universitário. Nesse sentido, foi proposta como necessidade urgente a criação de programas mais efetivos em apoio a classe feminina de estudantes.

“Pelas experiências adquiridas no evento, a nossa opinião é de que é preciso reatualizar vários conceitos que envolvem o universo acadêmico. Em breve, a Ouvidoria da UEPB apresentará um planejamento nesse sentido, buscando as parcerias internas para um trabalho amplo de apoio aos estudantes e mediação de conflitos”, frisou Germano, acrescentando que a participação da Universidade Estadual da Paraíba na RIDU, levando em consideração que, recentemente, foi implantada a Comissão de Direitos Humanos na Instituição, mostra que a Instituição está na trilha correta para concretizar as ações necessárias nessa área.

Texto: Tatiana Brandão