Ouvidoria Geral

Ouvidoria Geral da UEPB está entre as 10 ouvidorias mais atuantes em atendimento e resolutividade do Estado

5 de abril de 2019

A Ouvidoria Geral da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é a oitava ouvidoria mais atuante em atendimento e resolutividade do Estado, conforme relatório divulgado pela Ouvidoria Geral do Estado da Paraíba. O órgão da Instituição passou a integrar a Rede de Ouvidorias do Estado da Paraíba em 2017, quando entrou no ranking das dez ouvidorias com maior atuação, ficando em 10º lugar. Os dados do ano passado mostram que o setor melhorou ainda mais seu índice.

O bom desempenho, conforme o ouvidor geral da UEPB, professor Germano Ramalho, é resultado da política de interação com a Ouvidoria Geral do Estado e com as ouvidorias universitárias públicas. “Essa aproximação resultou na ampliação de conhecimentos sobre as formas de atuar das ouvidorias em geral, particularmente das ouvidorias universitárias, cujo universo de atendimento se volta para as comunidades docente, discente e de técnicos administrativos”, frisa.

Para consolidar esse tipo de atendimento e se adequar a nova Lei do Usuário dos Serviços Públicos, a equipe da Ouvidoria Geral da Instituição tem participado com frequência de eventos regionais, nacionais e internacionais, que debatem as novas formas de prestação de serviços das ouvidorias públicas e universitárias.

Segundo professor Germano, “o resultado deste trabalho é visível em razão da resolutividade que a Ouvidoria Geral da UEPB tem dado nas demandas, contando para tanto com o apoio de toda estrutura administrativa e acadêmica da UEPB”. Para ele, o oitavo lugar no ranking “é fruto do trabalho dedicado e comprometido de uma equipe que não tem medido esforços para atender todos que procuram e acreditam na solução de seus conflitos através da Ouvidoria Geral da UEPB.

Germano ressalta que “estar entre as oito ouvidorias mais atuantes na Rede de Ouvidorias do Estado tem importante significação para a nossa Instituição e nos anima a continuar a luta que não tem sido fácil, mas gratificante em razão dos resultados”. De acordo com o Relatório da Ouvidoria Geral do Estado da Paraíba, a Ouvidoria da Universidade registrou uma resolutividade de 90% de um total de 373 demandas abertas no ano passado.