
A Ouvidoria Geral da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é a sexta ouvidoria mais atuante em atendimento e resolutividade do Estado, conforme relatório divulgado pela Ouvidoria Geral do Estado da Paraíba. O órgão da Instituição passou a integrar a Rede de Ouvidorias do Estado da Paraíba em 2017, quando entrou no ranking das dez ouvidorias com maior atuação, ficando em 10º lugar. Desde então, ano a ano vem evoluindo nas estatísticas, tendo sido a oitava em 2018 e, agora, melhorou ainda mais o seu índice, ocupando a sexta posição.
Conforme o ouvidor geral da UEPB, professor Germano Ramalho, “o indicar desse crescimento se dá em razão do número de demandas atendidas e, especialmente, o percentual de resolutividade alcançado, o que representa o compromisso da equipe da Ouvidoria Geral da UEPB na atuação permanente para solucionar os vários tipos de demandas que se configuram em Reclamação, Denúncias, Sugestões, Elogios e Pedidos de Informação”.
Em 2019, foram registradas 492 demandas, obtendo-se 94% de resolutividade. “Isso comprova a forma de acolhimento e comprometimento dos que fazem a Ouvidoria Geral em agir com celeridade, zelo e dedicação em busca de mediar, conciliar ou recomendar ações administrativas ou acadêmicas que atendam aos interesses dos usuários”, frisou professor Germano.
Atualmente, a Ouvidoria Geral da UEPB é formada por uma equipe de três servidores, sendo o professor Germano Ramalho ocupante da função de Ouvidor Geral, enquanto Arthur Franklim e Receba Cabral, na condição de técnicos administrativos, atuam nas funções de assistentes da Ouvidoria.
Recentemente, a Ouvidoria da UEPB reuniu representantes de quase todos os órgãos internos da Instituição para apresentar a importância de cada servidor da Universidade com relação ao cumprimento dos seus deveres funcionais perante os usuários da Instituição. Na ocasião, foi destacado que, quanto mais o usuário é atendido e se satisfaz com o serviço prestado, menos faz registro na Ouvidoria.
O Ouvidor Geral ressaltou o comprometimento de todos os servidores técnicos administrativos que participaram da oficina promovida pela Ouvidoria Geral, considerando ser de grande valia o diálogo entre o setor e os demais organismos internos da Instituição. Para este ano de 2020, outros encontros neste sentido estão previstos.